Carregando…

p2 2

O que é psicoterapia?

É comum escutarmos que fazer psicoterapia é falar dos seus problemas e dificuldades, sendo assim não funciona. Outros acreditam que psicoterapia é para loucos, ou seja, há pessoas que não possuem informações adequadas e importantes a respeito do trabalho do psicólogo e o processo psicoterapêutico.

Entretanto o terapeuta também é visto como profissional importante, como um ponto de apoio para ajudar as pessoas identificarem as causas e os padrões comportamentais que possam estar impedindo de ter uma vida mais feliz.

Para quebrar alguns mitos e preconceitos sobre a psicoterapia é importante que saibam que ela é um processo baseado no conhecimento científico, ressaltando aqui um conhecimento fundamentado na filosofia do behaviorismo radical e nos princípios teórico da análise do comportamento, aplicadas para a solução de problemas e comportamento humano.

Psicoterapia é muito mais do que falar sobre problemas e dificuldades. Envolve uma relação de empatia, respeito, disponibilidade para ajudar e receber ajuda, efetividade e confiança entre terapeuta e a pessoa que busca ajuda, o cliente, permitindo mudanças pessoais desejadas e equilíbrio psicológico.  

 

p2 3

Como funciona?

A terapia é um recurso necessário para todos que vivenciam momentos difíceis e doloridos em sua vida. Mas nem sempre o cliente tem conhecimento de como funciona envolvendo algumas dúvidas a respeito. Ao iniciar o processo psicoterapêutico, alguns clientes sofrem devidos as suas inseguranças e ansiedade. Neste momento surgem alguns pensamentos: O que será que devo dizer? E se eu não souber responder? Como vou começar falar sobre o meu problema? 

Vale ressaltar que não ocorre em todos os casos, visto que cada pessoa lida de forma diferente diante das circunstâncias.

Desde as primeiras sessões permite-se, por meio de entrevista clínica, obtenção de informações importantes sobre o motivo que o trouxe a terapia e sobre a história de vida. É realizada avaliação e análise cuidadosa do caso para um trabalho organizado e eficaz.

As sessões psicoterapêuticas duram 50 minutos e são agendadas de acordo com a disponibilidade. Ao longo da terapia o terapeuta busca compreender as questões relatadas pelo cliente realizando análises junto ao mesmo. Assim como o cuidado para que  desenvolva autoestima, autoconfiança, habilidades para lidar com os problemas, desenvolver interações positivas e aceitar caminhar na direção dos valores  e escolhas significativas. 



p2 4

Para quem?

 Quem pode fazer?

Crianças e adolescentes que estão passando por dificuldades em lidar com situações difíceis de forma eficiente e menos dolorosa, por exemplo, problemas comportamentais, sociais e emocionais como dificuldades de relacionamento com a família ou outras crianças, agressividade, birra, timidez excessiva, medos, dificuldade para dormir sozinhas, ansiedade, depressão, baixa concentração, dificuldades de aprendizagem, e transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outras.

Adultos que estão passando por condições consideradas aversivas (ruins) produzindo sofrimento, provocando emoções desagradáveis e mal-estar, em consequência, vivendo uma vida limitada. 

p2 5

Por que procurar um psicólogo?

Dificilmente conseguimos pensar em alguém que não sofra com as condições impostas pela vida em sociedade. Nesse sentido, a terapia é importante para todos que necessitam de apoio e mudanças importantes. É uma prática que gera autoconhecimento, autonomia, autoconfiança e qualidade de vida.

É fundamental procurar por ajuda psicológica, principalmente quando há divergências entre o que deseja e a maneira como se comporta, Quando o sofrimento começa a trazer prejuízos em alguns contextos de vida como: social, acadêmico, afetivo, profissional, familiar, conjugal, por exemplo. É o momento de buscar por ajuda terapêutica para que possa adquirir mudanças específicas em sua vida e novas formas de se comportar que o leve para perto do que te faz feliz.